quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Como Conquistar Leitores








Ninguém que escreve fanfics escreve só fanfics. Quem gosta de escrever, geralmente já se aventurou em todas as áreas que pôde, desde poeminhas rabiscados no caderno até um enredo original. E quem concluiu essa história original, ou pelo menos tem planos sérios de fazê-lo, muitas vezes torna-se bastante apegado aos seus personagens e quer, como todo escritor, que alguém leia o produto de suas horas em frente ao computador.
            Afinal, a gente escreve para si, claro (e aqui você finge que sim, sorri e acena como uma pessoa sensata deve fazer), mas todo mundo gosta de ter leitores. E quanto mais, melhor, porque é no mínimo desmotivador passar horas se dedicando a uma coisa para a qual ninguém vai dar valor.
            Aí, você vai lá, toda animadinha (e eu estou usando gênero feminino, porque a maioria dos leitores daqui deve ser mulher, então, leitores do gênero masculino, deal with it!), postar a sua original que aquela sua amiga disse que está perfeita, que a sua beta (ou professora boazinha) calibrou até ficar com o português impecável (porque vocês fazem isso, certo? cuidam do português, não é? não é?) e que você acha que está realmente boa e então... Não tem retorno nenhum.
            Qual o problema, você pensa, onde foi que eu errei? Será que minha amiga/beta/professora mentiu para mim? Será que minha história não é boa?
            Aí você fica insegura, com medo de ter se enganado o tempo todo, então o medo leva à raiva e a raiva leva ao Lado Negro...
            Bem, cara padawan, antes de você ficar realmente brava e ser tentada a usar a Força para o mal (sim, eu faço muitas referências a Star Wars, problem?), considere que o problema talvez não seja você. Quer dizer, sejamos realistas, às vezes é, mas na maior parte das vezes, não. Pois se as suas amigas curtiram e você sente lá no fundo que é uma boa história, é porque deve ter outras pessoas que concordem com vocês, certo? Mesmo que você saiba que existem falhas e a que as suas amigas não são exatamente imparciais, sempre tem gente que tem um gosto parecido com o seu e que iria gostar do que você imaginou que seria uma história legal.
            Faz sentido, não faz?
            Faz. Essas pessoas existem, elas se chamam “base de leitores”. Você só precisa conhecê-las e fidelizá-las. Só. Como se fosse fácil. Puff! Então agora chegamos no ponto que eu queria (porque toda essa enrolação era só a introdução, haha) que é a necessidade e o valor de se conquistar leitores fieis.
            Para começo de conversa, você tem que levar em conta o suporte, ou seja, onde a sua história está sendo disponibilizada. Praticamente sempre é em um site de fanfics, então daí você já percebe que o leitor que entra lá está buscando o quê? Bom, fanfics. Ele está buscando histórias novas com os personagens pelos quais já era apaixonado, porque a gente busca originais na livraria.
            Existem sim leitores que dão preferência para originais, mas são poucos e já costumam ter os seus autores favoritos escolhidos. Isso sem contar que o próprio sistema de busca dos sites já dificulta encontrar uma boa original naqueles dias em que você está de bobeira, procurando algo para ler, a menos que você saiba bem o gênero que está procurando ou dê sorte de esbarrar com uma por acaso.
            Sendo assim, você que quer postar uma original tem três possíveis caminhos:
            1 – Tenha paciência e espere os leitores esbarrarem em você. Se eles gostarem do seu estilo e forem bem tratados por você, eles voltarão. Às vezes até trazendo um amigo. Demora e depende muito da sorte, mas você não vai precisar se esforçar muito.
            2 – Comece por fics mesmo. Você sabe, POVs diferentes, continuações, explorar lacunas que o autor deixou ou como seria se determinado evento tivesse acontecido de outra maneira... Essas coisas. Quando você tiver um grupo legal de leitores que te seguem e acreditam na sua capacidade, eles darão uma chance a uma original. True story.
            3 – Adote a tática do Universo Alternativo e adapte sua história para o que chamamos de “fic de enredo original”. Ou seja, você mantém o seu enredo, mas altera seus personagens para os de alguma saga que você goste. Eu, particularmente, não faço isso, não escrevo UA e sou mais a tática 2, mas não há como negar que essa aqui é a mais efetiva das três.
            O importante... não, o fundamental, é  notar que seja qual for a sua escolha, você só tem uma maneira de cativar o seu leitor (isso fora a necessidade de escrever minimamente bem, porque acho que está implícito): SEJA GENTIL COM AS PESSOAS.
            Parece simples e é. Se você quer que as pessoas voltem por mais, seja legal e dê atenção a elas. Atenção de verdade, gentileza sincera e tal e coisa. Algumas “regrinhas”:
a)      Leia o perfil da pessoa, dê uma olhada para ver se ela tem alguma história que seja interessante para você, e, se tiver, dedique um tempo a ler e comentar. É claro que eu não estou falando de ler coisas que não te atraem e sair distribuindo elogios falsos. Isso não leva a nada e não engana ninguém. Porém, todo mundo sabe que, no mundo das fics (e em todo lugar), as boas relações começam na base da “troca”, ou seja, quando você mostra que tem alguma atenção a oferecer àquele leitor tão gente boa que te segue.
b)      Responda reviews. É somente lógico. A gente vive “brigando” com os leitores fantasmas, tentando mostrar a eles o quanto o feedback deles é importante para nos motivar, aí a pessoa vence sua timidez, sai de sua zona de conforto e pensa em alguma coisa para te dizer, por mais simples que seja, e você não diz nada em resposta? “Véi”, na boa, eu não preciso nem dizer o tamanho do desserviço que você está prestando aos próximos autores que essa pessoa vai ler. Se é que ela vai ler, porque eu, por exemplo, tendo a abandonar fics de gente que não responde review, por melhor que possa ser a história.
c)      Agradeça recomendações, senão nas notas do capítulo seguinte, então por MP ou qualquer meio que você tenha de contatar a pessoa. Essa é fácil de entender o porquê. É sinal de educação, simplesmente.
d)     Faça o leitor se sentir especial e único, porque, bom, ele É especial e único. Você não é nenhum autor de best seller que tem milhões de leitores e por isso não pode se dedicar a conhecê-los e valorizá-los. E até mesmo eles procuram arrumar uma maneira de dar uma atenção especial a alguém quando podem. Isso significa que você pode fazer o “esforço”.

            Sendo assim, pequena padawan, depois de tudo isso, a lição acaba sendo bem simples: você precisa dos leitores mais do que eles precisam de você, porque, bom, eles não precisam de você. Então os trate com a importância que eles têm. E, como diria uma amiga minha (oi, Eve!), 3 beijos.

6 comentários:

  1. Oi, minha Mai! =D
    Eu sabia que esse texto era pra mim! Yeeees! \o/ Hahahhaaha'
    Okay, okay... não exatamente para mim. Mas eu me identifico! U_U
    Sabe que... eu concordo com você, mas vamos falar dos reviews! Claaaaro que não é lá muito emocionante responder um review que diz: "Gostei", "Continua, por favor."
    MAS FOI VOCÊ, AUTOR, QUEM PEDIU UM REVIEW QUE DISSESSE QUALQUER COISA, INFAME! ¬¬
    *inspira e expira*
    Como eu dizia: responda mesmo assim. Caso contrário, você perde o direito de pedir reviews. Sua ameba. Animal. ¬¬
    Como sempre eu amei seu texto, coisa linda. Tudo muito lindo e sardôn... ooops. ^-^ Lindo e sensacional.
    Beeeeijos, e estarei aqui, no próximo post. U_U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha Eve.
      Você sempre acha que todas as coisas lindas e sardôn..-ops-sensacionais que eu escrevo são pra vc, não é? Bem, talvez sejam, mas vc nunca vai saber. Muahahahahah
      Enquanto isso, obrigada pelo "tudo muito lindo e sardôn-ops-sensacional".
      Eu ri muito com a coisa do "infame". É verdade mesmo. Nós, infames do mundo, nunca estamos satisfeitos.

      O que queremos?
      Reviews perfeitos.
      Quando queremos?
      Em todos os capítulos.
      Como queremos?
      Dizendo aos leitores que digam qualquer coisa.

      Huh, como diria você: ¬¬

      Excluir
  2. Sou assim também Maira, a primeira coisa que vejo é os comentários do ultimo capitulo, se foi respondi, eu passo a comentar, se não eu vejo se a estória vale a pena, ai eu leio toda e depois que termino, marco como lida! É tão gostoso quando recebemos um comentários que fica ate sem palavras para responder, eu amo saber o que pensão, mesmo quando ficam irritados por não fazer o que eles queriam! adorei o que disse, é bem assim mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Lê, a coisa mais gostosa é recebermos comentários e sabermos o que os leitores estão achando. A gente que escreve sabe disso, e se esforça por fazer esse agrado aos nossos colegas. É uma pena que muitos leitores sequer imaginam a importância que isso tem.

      Excluir
  3. Oi tia (pode chamar assim?)!
    Eu sou uma pequena escritora que veio aqui dar uma fuçada nas coisas e gostei do que encontrei, provavelmente ficarei por aqui por algum tempo, ainda irão me aturar bastante! *sorri de forma brincalhona*
    Eu gostei bastante dessas dicas e espero aplicá-las de melhor forma nas minhas fanfics originais, não que eu já não os fizesse, mas eu acho que tenho que melhorar em alguns pontos!
    Eu sou uma pessoa tão apaixonada por escrever, que as vezes me esqueço que ler também é importante, e eu acabo por me dedicar dias escrevendo um bom capítulo e acabo deixando, como segundo plano, aquelas fanfics que eu costumava acompanhar, uma triste história, não acha?
    *Fica pensativa* eu até queria ter uma beta reader, mas talvez eu seja uma pessoa tão orgulhosa que às vezes penso que não precise, mas até que seria bem legal!
    *Cruza os braços e faz birra* eu adoraria que as pessoas lessem e comentassem meus capítulos, eu me dedico tanto para apenas um pequeno grupo de pessoas (duas pessoas) comentarem de vez em nunca!!! Eu realmente me dedico de mais e acho tão desanimador quando uma pessoa não reconhece, eu sinceramente acho meio desmotivador quando essas duas únicas pessoas que comentam dizem apenas "Continua, por favor!", eu muitas vezes penso "Mas e o resto do capítulo? Isso quer dizer que ficou ruim?", mas eu costumo deixar de lado e responder apenas "Te espero no próximo!!", pois eu realmente espero e muitas vezes fico esperando igual uma idiota já que eles não comentam o próximo!
    Mas é assim, a alma do negócio é quanto tempo você se dedica a ele e eu suponho que me dedique de mais, talvez eu até tenha que me dedicar menos!
    Mui obrigada pelas dicas!!
    Kissus!

    ResponderExcluir
  4. Olá, pequena padawan Riku. "Fia", você tem um nome tão chique e lindo que até parece nome de Jedi kkkk
    Então, coração, eu entendo totalmente sua dor. Todas nós aqui entendemos. Eu, por exemplo, quando escrevi esse texto, ainda não tinha começado a postar minha original, estava apenas me ocupando muito cuidadosamente da tática 2. Resulta que minha base de leitores diminuiu com o tempo, e agora tenho apenas algumas pessoas que comentam fielmente. Mesmo assim, tenho certeza de que todas as que ficaram, ficaram porque foram amadas e bem tratadas e porque confiam na minha dedicação. Quanto às que foram embora, talvez seja apenas temporário ou, mais provavelmente, cansaram de esperar pelas minhas atualizações. A gente também precisa levar em conta que isso desmotiva o leitor. De repente, não é culpa apenas deles.
    De qualquer forma, uma coisa eu te digo: fidelizar leitores é a coisa mais difícil do mundo: você precisa escrever bem e escrever sempre, mantê-los interessados. Só que escrever bem leva tempo, custa esforço e sacrifícios. No fim, vale mais que vc tenha uma leitora fiel que entenda isso do que 20 que vão te abandonar à primeira falha.
    O importante é não desanimar e não deixar de escrever primeiro para si mesma, pq é uma coisa que vc ama. Eu sei que é duro, eu mesma ando MUITO desmotivada, mas a gente precisa insistir sempre. E eu repito: seja gentil com seus leitores, mesmo com aqueles que podiam bem se esforçar mais nos comentários. Às vezes, sem perceber, a gente acaba se tornando iimportante para aquela pessoa, atenuando seu tédio e até as dores do dia-a-dia. Vai saber? Essa é a magia de se mexer com a emoção das pessoas. Então tentemos ser pacientes com elas.
    Gostei de vc, padawan. Volte sempre.

    ResponderExcluir

Comentem e façam uma Autora Feliz!!!

Visitas ao Amigas Fanfics

Entre a Luz e as Sombras

Entre a luz e a sombras. Confira já.