sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Efeitos Colaterais de Ser um Escritor


por Jurema Iracy Paes de Lima

Olá, Escritor.
Sim, é com você que estou falando. Você que escreve fanfiction, você que escreve poesia, você que escreve oneshot ou songfic. Sim, sim. Você é um escritor. Pasme com a revelação, e se acostume.
Eu sei que muita gente que escreve não se considera um escritor. Porque, bem, a gente tende a pensar que escritor é só aquele cara, ou aquela cara, que publica seus livros e ganha um retorno financeiro com isso. Mas a verdade é que se você escreve por hobby ou por profissão, você é sim um escritor.
Agora que te rotulei devidamente, vamos pensar em todas as consequências de ostentar tal rótulo.
Você provavelmente nunca pensou, ou se pensou, pensou muito superficialmente, sobre os benefícios de ser um escritor. Bem, você se anima quando sua história é listada como favorito. Se ganha um review no capítulo, então, você vibra. E se vir uma recomendação no pacote, daí você surta. Sai até correndo pela casa, dando gritos de alegria parecendo uma criança que ganhou o tão sonhado brinquedo.
Acertei?
Eu sei que sim.
Isso, contudo, é só a ponta do iceberg. Já pensou em como você passa a ser alguém importante na vida daqueles que te leem? Já pensou no quanto o que você escreveu pode mudar vidas, transformar ideias e revelar novas oportunidades?
“Ah, Juh. Claro que eu já pensei.” Será?
Vamos lá. Primeiro vamos fazer você se enxergar como um leitor. Por que você admira o escritor daquele livro sensacional que você tanto ama, e até relê as partes que mais mexeram com você? Hum? Hum?
Porque a história dele modificou a sua vida. Porque você passou a ter esperança. Porque você descobriu que ama ler. Porque ele é foda na escrita. Porque, cara, ele é genial...
Ok. Só pare para pensar nesse livro que você tanto ama. E depois pare para pensar o quanto você quer ler mais, naquele mesmo estilo, e começa a procurar outros livros que o autor tenha escrito. E depois, quando você menos vê, bum, lá está você, totalmente apaixonado pelo autor.
“Ah, mas isso é só coisa dos best seller”, você vai me dizer. Será? Temos atualmente alguns autores show de bola que de escrevem tão bem que conquistaram um público fiel. Eu até citaria os nomes de todas as autoras de fanfictions que têm um público gigantesco, mas sei que se fizer isso, posso ser vista como invadindo a vida delas. Algumas podem até gostar, outras, iriam até me torturar.
Brincadeirinha.
Okei. Mas em vez de olhar para a grama alheia, que sempre parece mais verde, olhe para si mesmo, caro escritor. Você também está conquistando seu público. Suas histórias estão fazendo os seus leitores se interessarem por você. Se não fosse assim, eles não te marcariam como escritor favorito. Sabe pra que serve isso? Para que toda vez que você lançar uma história nova, ele não durma de touca, e fique sabendo, no segundo seguinte, o link para acessar e começar a degustação da leitura.
E aí é que começam os efeitos colaterais. Você é responsável direto pelos seus leitores. Você tem o poder de influenciá-los. Uma palavra mal escrita pode provocar uma revolução entre seus leitores. Se você tiver uma rixa com um colega de hobby/profissão, seus leitores podem até abraçar isso, tomar as suas dores. E se você tiver amor platônico, o efeito será idêntico.
Se você escrever sobre uma doença, você pode induzir seu fã a enxergar aquilo com novos olhos. Se ele se identificar com o personagem, pode até ver o problema da mesma forma que o personagem vê. Se você fizer seu personagem agir com tranquilidade diante de uma situação extrema, há uma parcela de leitores que podem lidar com aquilo da mesma forma que ele. Se sua história tiver como pano de fundo o sistema bancário, por exemplo, inconscientemente, você estará ensinando ao seu leitor como funcionam os bancos.
E daí que vem a importância de se pesquisar. Se você for foda na escrita, como acredito que seja, você vai escrever de forma tão crível, que seus leitores vão acreditar que aquilo é verdade. Então, se você apenas escreve sobre uma situação sem ter pesquisado, seus leitores vão pensar que aquilo é verdade.
Sabe como é, né? Mesmo que o leitor entenda que a história é ficcional, uma ou outra coisa vão parecer tão crível para ele, que ele pode trazer aquela informação para a vida real.
Quer outro exemplo? Que tal a sexualidade? Quantas mulheres passaram a lidar de forma mais natural com sua própria sexualidade depois que descobriram o mundo fanfiction? Quantas mulheres estavam sem libido e, de repente, se viram pegando fogo. O que deve ter de marido por aí que está agradecendo, não está escrito no gibi.
Um amigo meu até falou que as mulheres estão ficando mais exigentes na hora “H”. Porque de repente, elas não se contentam apenas com a penetração. Elas querem visitação bem feita em todos os seus pontos turísticos naturais. Claro que isso é um bônus para os dois. Afinal, a mulher que deixou de ter reservas contra seus próprios instintos, sabe muito bem dar prazer, e se conceder prazer, já que tudo está na sua mente. E uma mente sem preconceitos primitivos é muito mais feliz.
Esse mesmo amigo meu até disse que pretende rever Cinquenta Tons de Cinza só para aprender como agradar a mulherada. E bum, foi desmistificado o orgasmo, o prazer, o sexo.
A leitura, antes um prazer raro, está se tornando uma febre contagiante. E seu leitor está absorvendo todas as faces que você apresenta. Ele está aprendendo a sentir, a se entender, a aceitar suas próprias limitações. Mas acima de tudo ele está aceitando as limitações alheias e seus comportamentos.
E você, escritor, é responsável por plantar a paz, ou semear a guerra. Independente se sua história culmina com o “felizes para sempre” ou com uma distopia daquelas.
Caro autor, quando você escrever seu próximo capítulo, sua próxima história, pense que por mais “bobinha” que seja sua trama, você está influenciando na vida de quem for ler. E quando você for escrever na sua linha do tempo, pense no que está escrevendo. Você pode estar ou o incentivando a brigar, ou o incentivando a amar. Assim sendo, convido-os a escrever de forma consciente. O mundo está mudando.

Assim sendo, te parabenizo, caro escritor. Está em suas mãos o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem e façam uma Autora Feliz!!!

Visitas ao Amigas Fanfics

Entre a Luz e as Sombras

Entre a luz e a sombras. Confira já.