sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A Importância do Desenvolvimento de Um Enredo





Apesar de toda a preocupação com os capítulos, formatação e ortografia, convenhamos que estar seguindo perfeitamente esses critérios de nada adiantará se no conteúdo de seu enredo não tiver um “me gusta”.
Sim, pois se você não souber desenvolver suas ideias e montar um enredo correto, sinto muito, mas sua escrita não prenderá seus leitores por muito tempo. Mesmo que o leitor não saiba o que virá, você precisa desenvolvê-lo a ponto de deixar o leitor curioso e manter a cronologia.
Tomei a liberdade de vir contar o que costumo fazer, e quem lê as minhas histórias sabe que adoro excesso de detalhes e para isso precisa ter um controle cronológico, então vou deixar alguns dos meus cuidados por aqui.
Todo enredo começa por uma simples ideias. Não a escreva de primeira, fique com ela na mente, amadurecendo por alguns dias. Procure deitar um pouco antes e pensar sobre sua ideia. Quem sabe até escute suas musicas preferidas enquanto pensa.
A parte da musica é essencial no meu caso, mas esse fator varia de acordo com a pessoa. Se você só consegue escrever em silêncio, talvez a musica atrapalhe. Mas se você é do tipo que escreve ouvindo, tenha a certeza de que pensar enquanto a musica flui por seus fones será perfeito para seu enredo.
Após pensar muito sobre a ideia inicial, já terá mais algumas bases. Em fim, as anote. Contudo, faça isso em uma folha separada. O ideal seria um pequeno caderno, com essa anotação, você irá desenvolver seu enredo.
Pense em circunstancia que levem o shipper do seu romance; a convivência e como o clímax da estória será alcançado. E pense no fim. Calma, esses são apenas os detalhes do shipper principal. Não se esqueça que geralmente você irá lidar com shipper secundário que também necessitam de sua própria história. Nesse momento vem a parte que normalmente não vejo ser resolvido em muitas fics.
Peço a você, Autora, caso não esteja escrevendo uma continuação sobre a Serie/Saga que não use a ligação que a autora usou para os protagonistas. Crie você a ligação para seu shipper. Fazer o shipper ficar de quatro pelo outro sem fundamento é broxante!
Naquele caderno de enredos ou na pasta, como expliquei na outra coluna, confira aqui, comece a descrever um pouco sobre a vida de cada um. Detalhes de como se conheceram, como começam a conviver, o amor a primeira (segunda ou terceira vista) ou o ódio para alguns. Adoro quando começa assim.
Faça com que tenha lógica, que o menor detalhe tenha fundamento. Não coloque algo por que acha bonitinho. Um enredo sem lógica é desmotivador. Crie uma estória secundaria, faça com que tenha toda uma trama ligando-os.
Crie um caráter para cada, sem esquecer de seguir com o caráter do personagens. Como a Ju explicou na outra coluna, não adianta criar uma personalidade se não fará a personagem sensato consigo mesmo.
Se acaso sua fic tenha passagem de tempo ou muitos flashes backs procure anotar nas margens ou deixar um detalhe no final (ou antes do enredo) para que não se perca. Algo como ordem de nascimento, ou quando começam a namorar; o tempo que levará até um casamento; uma separação; uma gestação ou o nascimento.
E por Deus, se não consegue pesquisar, procure uma mãe e pergunte sobre gestação: primeiros dias do bebê e educação. Não escreva sem saber do que está escrevendo.
Faz ideia do quão ridículo é fazer a primeira transa e com menos de um mês a pessoa já estar com barriguinha e tudo? Certo que o enjoo varia de gestação em gestação, mas a criança mal tem o tamanho de um grão de feijão e a mãe já tem barriga?
E caso sua fanfiction trata sobre uma doença (adquirida, genética ou congênita), pesquise o dobro. E de forma alguma dê soluções fantasiosas sobre tal assunto.
Trate sua fanfiction como uma estória, como um livro. Algo que você gostaria de ler, que você recomendaria a um amigo. Eu não gosto do termo fanfiction, a menos que eu esteja trabalhando com uma continuação ou uma versão modificada da obra original.
Se você não acreditar em sua estória, se você não tiver gostando do que escreve, se não sentir prazer em ler seus capítulos, pare imediatamente. Algo está seriamente errado. Repense em tudo que escreveu. Se seu desejo é mudar, faça as mudanças. Se sua estória já está sendo postada, então avise aos leitores da mudança. Reposte os capítulos, e caso seja algo que modificaria totalmente os próximos capítulos, explique aos leitores.
Se uma pausa for precisa, dê uma pausa. Mas não siga com um enredo que não lhe agrade. Você é a principal interessada na aceitação e reconhecimento da obra. Não espere isso de outra pessoa se você não o faz!
Enriqueça com detalhes do tempo. Envolva com acontecimentos reais, com noticias atuais do mundo. Afinal, o tempo passa, mas tudo continua acontecendo como no passado. Só muda quem governa e o peso da mão que bate.
Sua estória não sairá da moda! Olha que chique?
Não prolongue situações desnecessárias, abusando de palavras elaboras para explicar que uma lontra deu tchau pra onça. Isso tira o tesão da estória! Após desenvolver o conhecimento, o reconhecimento, o amor e a ligação do shipper, parta para a trama. Evolua os acontecimento, os diálogos e vá a conclusão.
Não se importe com quantos capítulos, mas sim com o que terá nos capítulos. Não se prenda em reviews. Pior tipo de autora é aquela que faz chantagem. Se você se focar nisso, não trabalhará como se deve.
Espero que esta coluna tenha lhe ajudado e venha a lhe auxiliar em futuros enredos!
Beijão e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem e façam uma Autora Feliz!!!

Visitas ao Amigas Fanfics

Entre a Luz e as Sombras

Entre a luz e a sombras. Confira já.