sexta-feira, 14 de março de 2014

Montando suas capas e Banner - Tutorial


Eu vejo que muitas autoras após terem toda a parte escrita da estória pronta, há a duvida sobre a capa. Algumas preferem pedir pronta, outras sabem fazer e outras vão aprendendo com calma (\o/).
Eu sou uma autora que gosta de aprender, gosto de fazer minhas capas, minhas montagens e meus vídeos.
Como sabem ter um programa profissional é complicado, quando em fim encontra e instala sem problemas você precisa aceitar o fato de que é ele ou outro programa. São pesados e a cada semestre ou menos dependendo da empresa, surge uma atualização, uma nova interfase que precisa ser baixada, aumentando a proporção do aplicativo.
No meu ponto, prefiro mais edição de vídeo, por isso baixei um editor profissional e para imagem deixei alguns leves que posso ir ampliando as  interfases.

Venho apresenta a você autora que não usufruí de tanto  tempo para aprender a mexer no editor de imagem profissional, vou lhes apresentar os que eu uso, um acaba completando o outro:

       I.            Phoxo
    II.            Photoscape
 III.            Picasa

O terceiro em raras ocasiões.  Uso o Phoxo para capas e banner e o Photoscape para as tirinhas do blog. Mas hoje é sobre o uso do Phoxo, ele é leve e você pode escolher complementos pesquisando imagens no seu navegador:

Vemos que ele tem sua interfase em Português, fácil de encontrar e usar, ambos os quadrados de moldura e clip art podem ser adicionados direto do site do programa.
Quando se faz uma capa, normalmente se escolhe uma imagem de fundo ou se quer remover  o fundo da imagem e deixar apenas a pessoa (s)
Você clica em seleção livre, e começa a remover o contorno, assim como esta na foto:

Varinha mágica funciona melhor quando o fundo não é muito colorido e não esta no mesmo tom da imagem, caso contrario uma parte da pessoa será apagada junto.
Use o seleção seletiva nestes casos. Vá clicando como eu fiz, depois dê dois cliques e será selecionado, clique em delete.

Caso a imagem esteja escura de mais para o que quer, vá em efeitos e brilho, desta forma:

Neste caso fica á seu cargo como quer a imagem, agora será preciso amenizar as bordas da imagem, desta forma não ficará marcado que a imagem for recortada. Em efeitos encontrara o quadro suavizar bordas:

No quadro aberto você escolherá o quando ta imagem quer suavizar. Então poderá escolher se o tamanho da imagem esta adequado, clique Ctrl+C, vá no quadro da imagem de fundo que escolhei, clique para ficar em primeiro quadro e  clique Ctrl+V:

Na minha imagem esta de bom tamanho, caso não esteja em sua imagem, volte a imagem e clique para colocá-la em destaque, desta forma, vá na barra de ferramenta superior e clique em imagem:

Ao clicar irá aparecer um novo quadro, onde você poderá escolher o tamanho, normalmente eles aceitam até um certo tamanho, menos de 9000 por ocupar um grande espaço de memória.

Após resolver isso, copie a imagem e cole no fundo escolhido, ou escolha algum efeito, neste caso eu preferi o carimbo como na foto:


Então colei na imagem de fundo. Cada foto colocada neste fundo teve um carimbo diferente. Os carimbos você pode fazer ou encontra na internet.  Após se certificar que não fará mudanças quanto ao local de cada vá em Operação de camada, clique para aparecer o quadro e clique em mesclar células, como esta na imagem abaixo. Assim qualquer efeito que escolher será aplicado em toda a foto, não apenas em uma das imagens nela.

Como eu quero uma imagem clara, eu aplico o efeito de brilho ate alcançar a forma desejada.


Agora vem a parte da fonte da escrita. Eu encontrei alguns sites bons, vários tipos de fonte e fáceis de instalar, este eu explico no próximo tutorial. Após escolher a fonte desejada eu posso escolher o efeito em texturas:

Vá em padrão de preenchimento, no quadro de texturas escolha a que melhor lhe agrade (as usadas nestas fotos são as que baixei, apenas digite em pesquisas “textura para photo...., aparecerá diversos modelos.). o conta gotas serve para você escolher uma cor em especifico em alguma imagem, caso a do quadro não lhe agrade.
Ao clicar no quadrado indicado na foto abaixo, a textura se molda a cor e não ao texto, como estava na fota acima,  comparem.
Esses padrões podem ser mudados ate que encontre a que lhe mais agradar, alguns não combinam como nesta foto:


Ao mudar, preferi usar mais brilho para ficar como eu desejava e a que me agradou foi esta:

Depois é só salvar como, escolher o local e clicar em salvar.

Lembrete: ao começar a mudança de textura e cor a imagem deixa de ser o texto lá no quadro em branco, então se a combinação não lhe agradar, deve ir ate camada que contenha o texto, clicar para ficar em evidencia, fazendo o processo de exclusão com seu mouse e volte a digitar, uma nova camada surgirá automaticamente.

Em Phoxo você pode salvar imagens de fundo transparente, salvar como, escolher png, marcar o quadrado 32 bits (com alfa):


O adequado seria ter uma pasta em suas imagens para isso:

Espero que este poste tenha ajudado algumas e interessado a muitas, beijos e no próximo vou explicar como salvar novas texturas.

5 comentários:

  1. Eu tentei fazer, mas eu n sei se o problema é cm o meu ou oq pq quando eu tento abrir outra imagem sempre exclui a q ja tava aberta, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Vai em "Window" que vai aparece o nome da foto da foto de antes, vai na foto e copia [Ctrl+C], volta em "Window" (O meu é em inglês e tá Window) clica novamente na foto que estava e aperta Ctrl+V aí vai aparecer a imagem de antes! Depois é só fazer o resto. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. Olá,eu não sei se você faz capa de fanfic para os outros,mas eu vim aqui pedir ajuda com a minha.Se você faz capa de fanfics,por favor faz uma pra mim?

    ResponderExcluir
  4. Olá estou fazendo uma fanfic mas falta a capa não sei fazer alguém DE importaria fazer uma para mim (BTS JIMIN JUNGKOOK ) é sobre eles que é a fanfic

    ResponderExcluir

Comentem e façam uma Autora Feliz!!!

Visitas ao Amigas Fanfics

Entre a Luz e as Sombras

Entre a luz e a sombras. Confira já.